quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pais


AdolescênciaO que é, transformações corporais, hormonais e comportamentais, fases, puberdade, conflitos, adolescentes, psicologia
adolescência
Adolescência: época de muitas transformações
  Definição: o que é adolescência 

Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Adolescência e puberdade

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.

Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.

Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Hormônios e comportamento

Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.

Socialização

Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
Gravidez na adolescência
No Brasil atual, a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas próprias vidas. 

Adolescência, disponível em http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/adolescencia.htm

Saresp



img_header_saresp_620











O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP é uma avaliação externa em larga escala da Educação Básica, aplicada a cada ano desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Sua finalidade é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O SARESP está aberto à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão.
Anualmente, o SARESP avalia os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, por meio de provas cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa com Redação e Matemática, com alternância entre as disciplinas das áreas de Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
São aplicados também questionários socioeconômicos aos pais e alunos participantes de todas as redes de ensino. As escolas estaduais respondem ainda a questionários de contexto dirigidos aos diretores, professores-coordenadores e professores das disciplinas avaliadas.
Saresp 2012
Nos dia 27 e 28 de novembro, quase 2,3 milhões de alunos das redes estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo realizarão as provas. Só da rede estadual, serão mais de 1,5 milhão de estudantes.
Para saber todas as informações sobre a avaliação, acompanhe aqui as notícias do Portal da Educação.
• Saresp 2011
• Saresp 2010
 Saresp 2009• Saresp 2008• Saresp 2007



Pais arregaçam as mangas para melhorar a vida escolar do filho

Você se identificou com a luta desses pais? Então conte sua história para gente!
Link do vídeo

O Fantástico estreou, neste domingo, a série “Pais Nota 10” que mostrou como os pais são, cada vez mais, protagonistas nas escolas de seus filhos.



O pesquisador Gustavo Ioschpe apresentou exemplos de escolas do Brasil, nas quais pais se mobilizam e mudam aspectos importantes das instituições.
A reportagem acompanhou histórias vividas em escolas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza que estão no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e foram mostrados casos com resultados na prática, além de outras escolas que podem se beneficiar com esses bons exemplos.

Você se identificou com a luta desses pais? Já se envolveu em alguma iniciativa para cobrar, pressionar por melhorias na escola do seu filho?



Lista de professores das salas

professores


Letramentos multiplos - Revisão e reescrita



Currículo do Estado de São Paulo 2013

20120511im3l_ee_jose_lins_do_rego_michida_620
Para 2013, a Secretaria da Educação lança uma atualização do Currículo do Estado de São Paulo. Com a publicação de uma nova edição, a Secretaria manifesta a expectativa de que as orientações didático-pedagógicas nele contidas contribuam para que se efetivem situações de aprendizagem em cada disciplina integrante do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual.
Preparados por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva dos profissionais do ensino, o Currículo do Estado de São Paulo constitui uma orientação básica para o trabalho do professor em sala de aula.
O esperado é que todos esses materiais contribuam para valorizar o ofício de ensinar e para formar crianças e jovens acolhidos pela rede estadual de ensino.
No material disponível abaixo você pode tanto fazer download do documento, quanto consultar o currículo online:
Ciências da Natureza - clique aqui para fazer o download ou acesse o o currículo online.
Ciências Humanas - clique aqui para fazer o download ou acesse o o currículo online.
Linguagem e Códigos - clique aqui para fazer o download ou acesse o o currículo online.
Matemática - clique aqui para fazer o download ou acesse o o currículo online.

Alunos


Saresp 2012: Saiba quanto tempo terá para fazer a prova e o que levar no dia do exame

 20121111_saresp_620_01

No primeiro vídeo com perguntas e respostas sobre o Saresp 2012, o Portal da Secretaria da Educação esclareceu o que é a prova e quem precisa participar da avaliação. No próximo vídeo da série, você descobre a que horas precisa chegar ao local de prova, quanto tempo terá para responder às perguntas e o que precisa levar para a realização do teste.
O exame, voltado para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro. O objetivo da avaliação é fornecer informações sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino com o intuito de melhorar a qualidade educacional.
Se você também tem dúvidas sobre o Saresp, envie suas questões para o Canal da Secretaria da Educação no Facebook ou para o email: portal@edunet.sp.gov.br. Continue acompanhando mais informações sobre a prova no Portal da Educação.


Prevenção contra a Hepatite B


img_header_hepatiteb_620
Conheça os sintomas, as formas de transmissão e prevenção da doença que atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo
Período de férias não significa apenas descanso. Aproveitar o tempo livre para cuidar da saúde pode livrar você de doenças futuras, prevenidas por meio da vacinação. Portanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo alerta seus alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar sobre a importância da vacinação contra a Hepatite B.
Ela é a responsável por cerca de 600 mil mortes por ano, além de ser a principal causadora de câncer de fígado e cirrose. Estima-se que mais de 350 milhões de pessoas vivam com a forma crônica da doença sem saber.
“A maioria não sabe que a Hepatite B pode ser uma doença muito grave”, enfatiza a Dra. Helena Sato, diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria da Saúde. A médica é uma das responsáveis pelo programa “Hepatite B – Informação e Vacinação para a Efetiva Prevenção”, uma parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde para incentivar a prevenção da doença entre jovens e adolescentes.
Prevenir é melhor do que remediar
E qual é a melhor forma de prevenção? De acordo com a especialista, a vacina contra Hepatite B, que é gratuita na rede pública de saúde, chega a 95% de eficácia. “Para garantir a proteção é necessário tomar as três doses da vacina, que está disponível em todos os postos de saúde da cidade”.
Helena explica ainda que aqueles que já iniciaram o ciclo de doses não precisam recomeçar o processo. Nestes casos, é preciso apresentar a carteira de vacinação para comprovar que as doses iniciais foram tomadas e receber as que faltam.
Além da iniciativa para combater a Hepatite B, a parceria entre as secretarias da Educação e Saúde também prevê ações voltadas para a prevenção da Aids e da Dengue. “Toda prevenção depende de uma mudança de atitude que só a informação não é capaz de promover, por isso é preciso educar”, afirma Eleuza Guazzelli, uma das coordenadoras da iniciativa por parte da Secretaria de Educação.


Ensino Técnico: inscrições abertas para o programa Vence, modalidade concomitante

20120925_headers_vence_620
Estudantes do Ensino Médio interessados em frequentar o curso técnico, já podem se inscrever no programa Vence, modalidade concomitante. Para 2013, foram abertas mais 20 mil vagas. A adesão deve ser feita na página do Programa  até o dia 10 de dezembro. As aulas terão início no dia 18/2.
Inscrições para matrícula em Centro de Línguas de Birigui vão até dia 30
Ensino Fundamental: já estão abertas as matrículas para 2013
Neste modelo, o aluno faz o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma instituição conveniada. Os cursos oferecidos pelo Estado, no modo concomitante, são distribuídos em 10 eixos tecnológicos, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Modalidade integrada
Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Técnico nas escolas estaduais. Essas aulas são ministradas em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo.
As inscrições para o modelo integrado, por meio da parceria com o Centro Paula Souza, estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro. Já o cadastro dos interessados em estudar no Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30.
São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos. Caso a procura seja maior do que a oferta haverá sorteio nas respectivas Diretorias de Ensino nos dias 3 e 7 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11 nas secretarias das escolas selecionadas em 15 municípios paulistas. Confira a relação por meio deste link.
Vence

Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), o programa atendia apenas 94 cidades, com mais de 80 mil habitantes e era destinado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora de cara nova, com o nome Vence, o programa passará a atender todos os 645 municípios do Estado e também estudantes da 3ª série do Ensino Médio.


Boletim

img_header_boletim_620_01
Acesse online os resultados de seu boletim escolar. Para realizar a consulta, o estudante deve informar o número de seu Registro do Aluno (RA).
A página é atualizada sempre que a unidade de ensino lança as notas e frequência do bimestre, tornando-se mais um canal entre a escola e o estudante.